SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!



" Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depsitado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança. "

Clique aqui e veja o que encontar no blog:
*Projetos Pedagógicos *Sugestões de Atividades *CDs Atividades *Leitura para Professores *Dicas para Pais e Educadores *Vídeos e muitas novidades!Espero que vocês possam gostar! Seja nosso Seguidor!

28 de ago. de 2010

Bumba - meu -Boi



A mais brasileira de todas as festas, o Bumba- meu- Boi ( também conhecido como Boi - Bumbá, entre outros nomes, conforme a localidade da festa ) é uma dramatização que reúne características indígenas, negras e portuguesas.

Representado do Maranhão a Santa Catarina, o auto tem origem nos engenhos do Nordeste.

O boi, personagem principal da encenação, montado com uma armação de ferro recoberta por bordados e penduricalhos coloridos, lembra as tourinhas portuguesas, falsas touradas em que bois enfeitados davam chifradas em vaqueiros fictícios. A história do Amo, que acaba matando o animal  - ressuscitado no final - porque sua companheira grávida tinha desejos de comer carne, é uma alusão as festas de ressurreição animal, comuns entre os índios brasileiros.

Da cultura negra, o Bumba-meu-Boi carrega o nome ( bumba é um termo congolês que quer dizer pancada e se refere à chifrada do animal ), o ritmo da música e os personagens escravos que representam os vaqueiros. É no meio da Floresta Amazônica que acontece uma das principais festas do Boi-Bumbá. Em parintins (AM), a manifestação ganhou, há 90 anos, uma versão quase integralmente indígena e que atualmente possui o porte dos desfiles do Carnaval Carioca.

                                   SUGESTÃO DE ATIVIDADE

     Esta marvilha, eu tirei do Blog da Jacirinha...










            Este Bumba-meu-boi foi confeccionado com rolinho de papel e papéis coloridos.

            Visitem o blog dela : Oficina de Criatividade : http://jacirinha.blogspot.com/
             Lá vocês encontrarão coisinhas lindas!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.