SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG!!!



" Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depsitado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança. "

Clique aqui e veja o que encontar no blog:
*Projetos Pedagógicos *Sugestões de Atividades *CDs Atividades *Leitura para Professores *Dicas para Pais e Educadores *Vídeos e muitas novidades!Espero que vocês possam gostar! Seja nosso Seguidor!

6 de ago de 2010

Colorir: Qual sua importância?



Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.


      EXPRESSÃO CORPORAL

Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita.
Vários estudos já compprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está sentindo através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos pertubantes pode  estar pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

            IDENTFICAÇÃO DAS CORES

A maioria das crianças tem a sua primeira ( e muitas vezes única ) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.

              UMA FORMA DE TERAPIA

O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utlizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o "descarregar" de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desnhar, esta é uma forma de acalmar as crianças.

      APRENDER A SEGURAR E A CONTROLAR

Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar para poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir - lápis de cor, marcadores, pincéis - e, mais tarde, os de escrita - caneta e lápis. Quanto melhor desenvolvidas estiverem  as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.

        COORDENAR PARA PINTAR

O desenvolvimento da coordenação olho - mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais desenvolverão esta aptidão tão básica para a vida.

      APERFEIÇOAMENTO DA CAPACIDADE MOTORA

Colorir é divertido, não é? Mais também é muito mais do que isso - enquanto as crianças se entretêm a colorir,interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor de cera e papel, estão trabalhando e fortalecendo os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldades mínima.

       CONCENTRAÇÃO MÁXIMA

As crianças que se dedicam 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição. Não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê?  O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar melhorando.

       ESTABELECER LIMITES

Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas....mas depressa chega lá! E ainda bem!
Reconhecer e respeitar estes limites ( mesmo que sejam os de um desenho ) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!
 

       MISSÃO CUMPRIDA!     

A satisfação e o sorriso no rosto de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas é uma vitória muito importante para os artistas  de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de "missão cumprida" que dificilmente esquecerão.



                                             

                                            
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.